Quando a publicação com uma editora convencional está fora de hipótese, a opção poderá ser recorrer a uma publicação independente ou, se preferirmos uma publicação de autor, pelo que vamos ver algumas dicas sobre como publicar um livro independente.

Caso já tenha o seu livro finalizado, antes de enviar o mesmo para uma gráfica, para fazer uma publicação independente, deverá certificar-se que o livro não tem gralhas, ao nível do conteúdo, ao nível ortográfico e gramatical, bem como ainda ao nível da formatação.

Caso necessite, poderá recorrer aos nossos serviços, através dos quais poderemos fazer a revisão do seu livro, bem como a sua formatação, de forma a otimizar as suas hipóteses de sucesso, não só junto dos leitores, mas também junto de uma potencial grande editora. Se for o caso, peça-nos um orçamento ou contacte-nos através do nosso e-mail, nomeadamente o info@escritorfantasma.pt.

Como publicar um livro independente

Então, como publicar um livro independente?

Se não está devidamente familiarizado sobre como publicar um livro independente, saiba que atualmente é possível publicar um livro através de uma gráfica convencional.

Antes de partir para a publicação, contudo, deverá tratar do ISBN (International Standard Book Number), um código único internacional que permite identificar um livro pelo título, autor, editor, bem como ainda pelo país de origem, através da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros).

Depois, apenas tem de apresentar o seu livro devidamente finalizado, normalmente em formato PDF, para poder solicitar a sua edição. Cada gráfica poderá ter um número mínimo de exemplares a editar, embora possa variar dependendo do que é acordado entre a mesma e o autor. De qualquer das formas, geralmente, neste tipo de publicação, os encargos são totalmente suportados pelo autor do livro.

Muitas gráficas disponibilizam inclusive serviços de design, de modos a que o seu livro possa ter uma capa personalizada, caso não tenha recorrido a um profissional para esse efeito, anteriormente.

Após tratar de todos esses aspetos inerentes à publicação do mesmo, naturalmente, para vender o livro, tem de distribuir o mesmo e fazê-lo chegar ao máximo de pontos de venda possíveis.

A distribuição do seu livro

Uma das tarefas mais árduas existentes para um autor após a publicação do seu livro é, naturalmente, a distribuição do mesmo. Quando um livro é publicado através de uma grande editora, normalmente, a mesma tem um sistema de distribuição próprio ou, pelo contrário, delega a mesma a uma empresa dedicada somente à distribuição e que, de preferência, tenha acordos comerciais com as principais redes livreiras e superfícies comerciais do país.

Como deve calcular, os desafios colocados à distribuição com a publicação de um livro independente são exponencialmente maiores. Contudo, mesmo assim, não significa que não seja possível, pelo contrário. Se optar por uma publicação de autor, isto é, sem a intervenção nem a chancela de qualquer editora, terá você próprio de tratar da distribuição do seu próprio livro. Para o efeito terá de contactar pessoalmente com todas as livrarias e superfícies comerciais, onde pretende colocar o livro à venda. Normalmente, são pedidas margens de 30%, pelo que deverá ter esse aspeto em consideração, antes de partir para a negociação com qualquer entidade. Além disso, terá de poder emitir faturas, pelo que terá também de estar coletado nas finanças para o poder fazer.

Alguns autores optam também por colocar o seu livro à venda através de alguns websites. Para esse efeito, um dos mais conhecidos e através do qual pode vender o seu próprio livro é a Amazon, que tem clientes provenientes de todo o mundo.

As informações supracitadas poder-lhe-ão ajudar a saber como publicar um livro independente, bem como a distribuir o mesmo. Os desafios são diferentes neste tipo de publicação, mas exequíveis, pelo que você também pode publicar o seu livro de forma independente e sem o apoio de qualquer editora.