Se você procura algumas dicas para escrever um livro, então chegou ao local mais indicado para o efeito.
Escrever um livro requer um conjunto de particularidades, tanto formais, como pessoais, contudo, com estas dicas para escrever um livro, a sua tarefa poderá ficar significativamente mais facilitada.
Atualmente, escrever e publicar um livro é bastante fácil, nomeadamente através das edições de autor. Contudo, sem adotar algumas bases formais no seu livro, ao nível da qualidade da escrita, certificando-se que o mesmo não tem erros ortográficos e gramaticais, poderá ser difícil vender o livro ou fazer com que o mesmo seja distribuído pela melhores distribuidoras do mercado livreiro nacional.
7 Dicas para escrever um livro
Conheça os seus leitores – Se você quer vender um livro, precisa de conhecer os seus leitores. Quem irá ler o seu livro? O que procuram neste tipo de livros? Como posso me diferenciar da concorrência? Estas são questões que deve colocar, antes de escrever um livro, para o poder vender mais tarde.
Pratique a sua escrita – Os livros ou, se preferirmos, os romances obedecem a uma estrutura narrativa à qual se deve obedecer e seguir. Um texto de um livro não é um texto para um artigo, é totalmente diferente. Por isso, caso você não tenha qualquer experiência, deverá praticar bastante, antes de escrever um livro. Os contos são uma ótima opção para quem está a começar, para ganhar mais experiência.
Arranje um espaço propício – Como poderá calcular, escrever um livro requer muita concentração, pelo que é preciso que arranje um local apropriado para você poder escrever, o qual pode nem ser em casa, mas sim num local no qual saiba que não irá ser perturbado.
Faça um esquema da estrutura do seu livro – Independentemente se você vai narrar eventos ficcionais ou não, é importante que faça um esboço da estrutura do livro, onde regista todos os tópicos, temas, capítulos, personagens, o que irá suceder em cada parte do livro, para que tenha uma ideia concreta do que irá fazer, antes sequer de começar a escrever. O seu livro terá de ter um começo, um meio e um fim.
Comece a escrever o livro – Você não tem de escrever várias páginas por dia, pelo contrário, uma página é suficiente. Foque-se na qualidade do texto, em detrimento da quantidade. Vários escritores, desde John Grisham até ao nosso José Rodrigues dos Santos, escreviam de manhã, antes de começarem a trabalhar nas suas atividades principais e, no entanto, conseguiram entregar manuscritos que se tornaram grandes êxitos, nacionais e internacionais. Acima de tudo, não tenha pressa.
Deixe que outras pessoas o leiam – Não tenha problemas em mostrar o que já escreveu a outras pessoas de sua confiança. A sua opinião poderá-lhe ajudar a melhorar o seu livro. Por vezes, uma segunda opinião é bastante útil na resolução de algumas dúvidas.
Arranje um editor – Embora possa optar por uma edição de autor, se quiser vender o seu livro e chegar ao maior número possível de pontos de venda, é importante que o seu livro seja adotado por uma editora, que tenha distribuição em todo o país, quer para as maiores redes livreiras, quer para as redes de hipermercados e outros pontos. De qualquer das formas, independentemente da sua escolha, não deixe o seu livro na gaveta.
Já escreveu ou está a escrever um livro?
Se você escreveu ou está a escrever um livro, mas quer que o mesmo seja revisto por outra pessoa, antes de o enviar para uma gráfica ou, pelo contrário, antes de o enviar a uma editora, nós podemos ajudar-lhe. Para esse efeito, além de lermos o seu livro e lhe conferimos uma opinião externa e imparcial sobre o mesmo, nós facultamos também vários serviços adicionais como:
- Edição de frases e parágrafos;
- Revisão e correção ortográfica e gramatical;
- Formatação do texto.
Estes são alguns dos aspetos em que podemos ajudar-lhe. Por isso, se precisar de algum dos serviços que supracitamos, poderá sempre solicitar um orçamento gratuito para o efeito, através do nosso formulário ou enviar-nos um e-mail para info@escritorfantasma.pt.